segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Qual o papel da TI na sua empresa?

Olá passageiros,

Permitam-me mudar um pouco o foco do Blog que é ajudar o profissional de TI para ajudar as empresas. Uma pergunta importante que toda empresa têm que ter bem respondida desde os mais altos níveis até os mais operacionais.

Para isso vou colocar a transcrição de um texto com algumas alterações minhas que achei no site http://micajeho.wordpress.com/2013/02/10/qual-o-papel-da-ti-na-sua-empresa/.




"De qualquer forma, antes de tudo vamos explicar que para entender o papel da TI é necessário separar as empresas, deliberadamente é claro entre duas Tags: Empresas Fim e Empresas Meio, a estas eu me dirijo neste post, já que julgo desnecessário debater o papel da TI abordando uma empresa de TI.


Primeiramente é comum ouvir falar em inovação tecnológica, bull shit! Nos dias de hoje a tecnologia tem que fazer parte do cotidiano de qualquer ambiente, independente de qual é o ramo de atividade da sua empresa, pois uma empresa que não tem site, e-mail Twitter, oh sim, Twitter está fadada a não alcançar a plenitude do público alvo que pode atingir, mas até aqui estamos falando da TI que é meramente operacional, longe de ser estratégica.

Inovação mesmo conseguimos com esforço, estudo, busca por aperfeiçoamento, dedicação e principalmente, focando no que ao meu ver é o mais importante para o sucesso de qualquer empresa: as Pessoas!

Se em sua empresa você é constantemente cobrado por resultados, a luz amarela ascende quando você coloca na balança qual foi o investimento realizado em prol deste resultado e percebe que foi nulo ou perto disto. Simples o papel da TI na tua empresa é meramente operacional.

A TI tem que ser, deve ser estratégica nas empresas, deixando de ser vista como o pessoal do computador, mas sim como as pessoas que tem em suas mãos algo que é muito importante para a Empresa: a Informação! Quem aqui já tirou leite de pedra? Não dá concordam, da mesma forma ROI (Return of Investiment) só vem com investimento, sem ele é balela, conversa para boi dormir, ponto final.

Se a tua Empresa quer mesmo se “diferente”, ela deve repensar onde está a TI quando as decisões estratégicas são tomadas. Se o gestor da TI da Empresa está na sala dele, tomando um café, enquanto o corpo dirigente decide para onde a Empresa vai, algo está muito, mas muito errado mesmo.

Um dos maiores enganos que tenho visto, é a TI ser sempre a última a saber das coisas e não ter o tempo necessário para se preparar, para entender a mudança, ou se preparar para aplicar boas soluções para os problemas existentes.

Se uma meta for traçada é importante que a TI fala parte dela, não como alguém que executa ordens, mas sim como alguém que pode e deve ajudar a entender o problema e prover soluções.



E nós da TI, o que temos feito para mudar este panorama?

Negócios e TI tem que andar lado a lado, pois na era que o mundo se encontra, falar a linguagem do negócio é quase um dever para nós da TI, mas sem esquecer e ressaltar que nosso papel é sim dar suporte para a área de Negócio, mas também colaborando. Um desenvolvedor hoje tem que saber qual é a fórmula da imposto de renda que ele deve aplicar, mas também, e não menos importante, deve entender o porque da aplicação desta fórmula, isso é entender do Negócio.

Chega de ficar na frente do computador programando e fazendo o que os outros mandam. É necessário começar a colaborar com o cliente, com diz o Manifesto Ágil. Desenvolvedor de software pensa sim e muito. Então não se esconda, deixe claro a sua posição, opine, pois você é sim responsável em parte pelo sucesso do Negócio. Se a empresa for de TI então, você é o ativo mais importante que ela tem, assuma o teu papel nela.

Investir em agilidade acredito eu, seja um caminho sem volta para Empresas e profissionais que querem acompanhar o que o Mercado tem pedido de nós, logo é esse o caminho.

Recicle-se, reveja seus conceitos, faça um treinamento de relacionamento interpessoal, Gestão de Pessoas, não de “recursos”, nunca vi uma cadeira desenvolver software ou um servidor funcionar com softwares ruins.


Mas e se nada disso funcionar?

Simples, a Empresa que não valoriza a TI, terá a TI que merece. Se você perceber que a TI não tem o valor que nos teus conceitos você julga que ela deveria ter, é inevitável o rompimento. Ninguém deve ser obrigado a trabalhar em um lugar onde seu trabalho não tem reconhecimento, não é valorizado como deveria. Tenho certeza que bons profissionais não ficam desempregados, isso se não escolherem caminhos melhores ainda, abrindo suas próprias Empresas."





Fonte: http://micajeho.wordpress.com/2013/02/10/qual-o-papel-da-ti-na-sua-empresa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário