domingo, 1 de dezembro de 2013

Carreira: Chefes Dementadores

Olá viajantes,

Todos em algum momento da vida, se deparam com alguns ou algum chefe mais difícil de lidar, e isso é normal na vida profissional  e deve ser tratado com cautela, profissionalismo e principalmente respeito entre as partes.

Mas se você já está a muito tempo numa certa situação e prefere ser assaltado só pra ir na delegacia fazer B.O. ao invés de ter que enfrentar aquela reunião, está na hora de rever seus conceitos.
Existem pela internet muitos artigos de Auto-ajuda, Recursos Humanos, Carreiras, etc. (que chamo de cor-de-rosa), que dizem disponibilizar dezenas de dicas, soluções, passo a passo pra solucionar uma relação problemática com seu superior e se tornarem super amiguinhos.




Mesmo sabendo que isso não irá funcionar, você é um profissional qualificado, investiu muito tempo e dinheiro na sua carreira e tenta seguir as dicas, ser mais pró-ativo, reza pra tudo quanto é santo, muda a cor da gravata, aprende novas habilidades, corre atrás de resultados e mais resultados impossíveis... e nada é reconhecido ou mesmo é criticado por ter feito diferente.

Se você já fez isso, já tentou todas as formas já seguiu os 7 passos da relação profissional feliz , já visitou sites e mais sites que insistem que o problema é você e sua atitude e nada disso adiantou e em alguns casos até piora. Nesse caso você têm um CHEFE DEMENTADOR.


*Reunião semanal ocorrendo normalmente


O chefe dementador é aquele que chega e a temperatura do ambiente esfria, aquele que suga a alma do funcionário, aquele que quando o funcionário deixa a sala  de reunião todos os outros perguntam se ele está bem, como em uma luta de boxe.


Funcionários se ajudando após reunião emergencial

Este tipo de chefe é um dos piores membros a se ter numa equipe e digo mais, ele por normalmente pousar em um cargo de liderança nunca vai fazer as decisões corretas, pois seus subalternos têm medo até de oferecer soluções e reportar problemas para o mesmo, ele fica num black-out informativo.

Existem vários tipos desses e razões para ser assim, desde o cara que cresceu na empresa e acha que todos ali são insignificantes, o filho do dono que construiu o local e está ali por uma obrigação de família mas preferia estar esquiando em Aspen ou mesmo o próprio dono que acredita que este tipo de abordagem ainda funciona, quando na verdade seus gerentes fazem o trabalho de filtração da informação que entra e sai na sala dele.




Mas vamos à prática, como resolver isso? Resposta?

Eu já tive em uma situação assim e garanto que tentei todas as saídas, desde enfrentar a fera e lutar por aquilo que acredito ser correto, até desistir e seguir com resultados medíocres e críticas não construtivas.

Bem amigos, não têm como resolver, contornar ou ignorar. A Solução é sair fora! Pede transferência de equipe, de filial, de país, de empresa!! Se não for possível, procure outro trabalho, pois essas pessoas nunca vão mudar, elas em alguns casos ficaram ricos assim e acham que é correto e só vão te fazer sofrer e se entupir de remédios. Chega de Yoga, terapia, energia do chakra é o Car!#o. Têm que abandonar o navio e seguir em frente, não tenha medo de enfrentar o mercado ai fora, tudo vai dar certo, se planeje financeiramente e tudo ocorrerá certinho.


Acreditem do outro lado do arco-íris existe vida, muita felicidade e alegria, mudar de empresa nessas horas é plenamente recomendável, se esforçe, busque seus contatos, dedique parte do seu dia na busca por uma vaga melhor e eu garanto à vocês que aquela depressão de domingo passará, você não se irritará com o trânsito e verá a beleza que o cerca mas que você estava vendado.

Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário