Olá passageiros,
A internet cresce cada vez mais no Brasil rumo a o maior meio de comunicação, como eu disse, se a televisão não se acelerar ela vai ser instinta. A internet superou os jornais, no primeiro trimestre deste ano, e se tornou a segunda mídia com maior receita publicitária no Brasil, de acordo com um relatório elaborado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil).
No total, a web ficou com 11,98% da fatia total da publicidade do primeiro trimestre de 2012. Segundo o estudo, o meio fechou o ano de 2011 com faturamento de 3,33 bilhões de reais – crescimento de 37,3% em relação a 2010.
A TV aberta ainda lidera o ranking em 2011 com 59,4% de participação. Os jornais aparecerem na segunda posição, com 11,1% de share, seguido da internet, com 11%, e das revistas com 6,7%. .
De acordo com a IAB Brasil, a internet deve fechar o ano de 2012 com 13,7% de participação no mercado publicitário. No Estados Unidos, a participação da web na publicidade é de cerca de 19,9% enquanto no Reino Unido é de 31,8%.
Eu acredito que isso seja um forte sinal das empresas verem a mudança de comportamento do seu consumidor. Segue uma análise de cases feitos de cenários atuais e possíveis cenários futuros.
Cenário e Solução
Os famosos combos sofreram com a defasagem de produto, porque pagar conta de tv a cabo, internet, celular, 3g ao invéz de ter tudo no mesmo produto? Um único acesso onde eu possa comprar canais específicos ao invéz de ter de "engolir" planos pré-propostos por simples "achismo".
Meus pais já passaram dos 50 anos, e mesmo com tv a cabo em casa meu pai no máximo assiste um canal de esporte e minha mãe o Discovery Home and Health, junto é claro com novelas e jornais mais comuns da família brasileira. Porque eles têm que pagar por um produto que oferece dezenas de canais se eles só usam canais abertos e 2 canais fechados? É um caso a se pensar que a TV pode não irá suprir mais nossas necessidades de entretenimento, coisa que o consumirdor brasileiro leva muito a sério.
Um outro caso, já dito no meu outro post 7 Passos para o futuro da TV Brasileira é porque eu cliente tenho que ajustar minha agenda para assistir um certo conteúdo? Não é mais fácil eu simplesmente acessá-lo a hora que eu desejar? Quase como uma função do antigo vídeo cassete mais sem tem que precisar lembrar de não gravar por cima do casamento dos seus pais. Aliando isso a possibilidade de alugar conteúdos específicos, a comprar um filme e manter no seu HD, a acesso direto a conteúdo grátis, exemplo: parte de filmes do youtube é o supra sumo da nossa atual tecnologia com um custo justo e com muito mais oportunidades de negócios.
Tenho certeza absoluta que a primeira empresa que oferecer esse serviço no país vai ser muito feliz em seus investimentos.
Fontes:
http://info.abril.com.br/noticias/mercado/internet-ja-e-segunda-em-receita-publicitaria-no-brasil-diz-pesquisa-15062012-6.shl
http://www.iabbrasil.org.br/indicadores/Indicadores-de-Mercado-IAB-Brasil.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário