Olá viajantes,
Encontrei uma reportagem navegando pelo nosso querido Technet, atrás de um substituto para o skype e me deparei com essa matéria muito legal do site Experts Exchange. Sobre o porque você nunca deve fazer um conserto de graça. Eu mesmo já tive diversas ocasiões em que me vi nessa situação e por isso hoje sou unânime, só arrumo computadores no trabalho, mesmo se o meu próprio quebrar se não for algo que seja resolvido em 5 minutos eu já repasso para os profissionais focados na atividade. Mas segue a reportagem:
É em nossa natureza amar o quebra-cabeças. Estamos obcecados. A maioria de nós pelo menos.Nós adoramos o desafio. Nós prosperamos em encontrar a resposta. Nós odiamos desordem. Incomoda-nos profundamente em nossa alma.
Nós amamos os elogios. Gostamos de ser visto como o cavaleiro branco digital que arrumou o servidor, o computador, o e-mail, e qualquer outra coisa que depende nossa vida.
Nós amamos tanto, que às vezes tomamos decisões horríveis. Às vezes, nós trabalhamos "de graça".
Nós temos feito tudo isso. Um amigo, um vizinho, um parente, um bom cliente, um cliente ruim, uma menina bonita ... Quem quer que fosse, e por qualquer motivo, a arrumamos algo de graça. Em casos raros, pode ser uma experiência gratificante. Talvez o seu amigo lhe deu uma cerveja. Talvez alguém disse obrigado. Talvez houvesse um sorriso, e que foi gratificante o suficiente.
Mais provável, porém, que uma tarefa de cinco minutos que você pensou que estava se inscrevendo se transformou em 40 minutos, depois uma hora, em seguida, um compromisso. Uau. Você nem vê acontecendo.
1. Você Quebra, você arruma.
Quando você se senta para corrigir um problema que se apresentou como simples você está criando um contrato. Não um contrato legal, mas um social. O proprietário do computador confia seu computador com você. É seu bebê, e você é o médico. Então você se sentar e começar a resolver um problema.
No processo, uma outra coisa quebra. Você arruma uma coisa, mas outra coisa dá errado. Qual é a melhor parte? As vezes nem na hora é quebrado até que um dia mais tarde, quando eles te chamam para culpá-lo por quebrar outra coisa.
"Eu pensei que você ia corrigi-lo." Eles reclamam.
Esta é a principal razão que cobra dinheiro para consertar alguma coisa. Você quebra, você arruma. O usuário / proprietário espera que você faça o seu serviço de garantia, mesmo que recebeu todo o valor de seu tempo, e você não recebeu nada em troca.
2. As pessoas não respeitam as coisas que são gratuitas.
Eu aprendi que a citação de um homem que dirige uma organização sem fins lucrativos. Imagem que. Um homem que solicita doações para a vida candidamente me disse: "as pessoas não respeitam as coisas que são grátis." Você sabe o que? Ele está certo.
Aconselhamento gratuito. Atualização gratuita. Entrada gratuita. Nenhum são valorizados. O conselho grátis é raramente querido. Upgrade gratuito era algo que estavam indo para obter de qualquer maneira. Entrada gratuita? A banda tocando esta noite não deve ser nada boa.
As pessoas associam o valor do serviço com a quantidade de dinheiro que é trocado por ele. Quanto mais você pensar que o advogado pode ir longe se cobra US $ 400 por hora? As pessoas naturalmente fazer a suposição de que, se custa um braço e uma perna, então deve valer a pena.
Então, se os clientes e amigos irão assumir que o carro mais caro é o melhor, o que eles vão assumir o carro de graça? Você quer que o cirurgião cardíaco que cobra US $ 500.000 por cirurgia ou aquele que trabalha para a cerveja para operar na sua mãe?
3. Eles vão esperar para sempre.
Na lei, o conceito de um precedente é de vital importância. Juízes e advogados olhar para casos anteriores para decidir o que a interpretação da lei era porque se um caso foi resolvido de uma maneira antes, as chances são, vai ser resolvido dessa maneira novamente.
Os apostadores jogando dados olham para o comportamento passado dos dados para, equivocadamente, supor que a sorte vai continuar.
Os usuários irão descobrir se você arrumar uma vez de graça, você vai fazê-lo para sempre gratuitamente. Não há nenhuma razão por que eles deveriam respeitar as milhares de horas que passaram aprender e pesquisar a arte da ciência da computação. Não há nenhuma razão que eles devem respeitar às certificações. Não há nenhuma razão que eles deveriam honrar suas habilidades através do pagamento de seus honorários. Por quê? Porque você fez isso de graça. Uma vez!
Quando eles voltam e você tentar obter taxas, eles vão encontrá-lo com a resistência na forma de culpa. "Eu pensei que éramos amigos", eles choram. "Você não me cobrou nada da última vez." Eles argumentam.
Configure a expectativa de que eles vão pagar (ou troca) desde o início. Exigir o respeito que você merece. Certifique-se que entender que você é um profissional. Afinal, essa é a diferença entre um profissional e um amador. Profissionais ser recompensado por suas habilidades.
4. As exigências só vão crescer com o tempo.
Dê-lhes uma polegada, e eles vão levá-lo através de três atualizações de sistema operacional, duas infecções por vírus, e um disco rígido danificado. Uma vez que você abriu um precedente e criou a expectativa de que você é seu cavaleiro de armadura brilhante, eles vão começar a chamá-lo para tudo. Eles sugam seu tempo e recursos. Eles não vão ser grato. Eles vão envolvê-lo em 30 minutos de conversas hipotéticas, em seguida, discordar da sua especialização.
5. Que enfraquece os seus Backbone
Trabalhar de graça é não só inútil, que enfraquece a sua constituição como um consultor profissional. Para muitos consultores, pedindo dinheiro é difícil. Eles enviar e-mail uma fatura em silêncio após o fato e espero que eles são pagos. Esta prática pode levar a desequilíbrio dos livros de caixa, dívida, é um mal sinal de negócio. O simples fato é: se você não pedir o seu dinheiro, você não vai receber o pagamento.
Configurando a expectativa, especialmente quando você consertar um computador pela primeira vez para um cliente, é de vital importância no estabelecimento de limites que assegurem que são pagos em tempo hábil. Trabalhar de graça, jogando fora freebies, "comp"-ing seu tempo prejudica a sua capacidade de venda. Dói a sua credibilidade porque o cliente irá assumir que se você não carregá-los para uma dada tarefa, você não sabia o que estava fazendo ou você cometeu erros.
Isso pode lhe dar borboletas no estômago, mas peça o dinheiro. Fazê-lo abertamente e notoriamente. Seus clientes irão tomá-lo como um sinal de confiança.
*(tradução livre)
Fonte: http://www.experts-exchange.com/ITPro/Consulting/A_2111-WARNING-5-Reasons-why-you-should-NEVER-fix-a-computer-for-free.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário