terça-feira, 15 de maio de 2012

Dicas - Fones de ouvido




Olá viajantes sejam bem vindos.

Momento profecia: Fones de ouvido são a tecnologia que mais têm chance de desenvolver produtos na atualidade.

Os fones de ouvido estão em alta, a busca pela qualidade de som, pelo design ou pelo preço gerou uma incrível variedade de fones de ouvido, mas quais são os tipos de fone? Qual é melhor para cada tipo de uso? E etiqueta no uso de fones de ouvido?  São perguntas que quero responder nesse post especial.


Tipos de fones
Existem alguns tipos principais de fones de ouvidos hoje no mercado brasileiro:


Earbud: são os mais clássicos, aqueles que acompanham a maioria dos celulares e players portáteis. são os mais usados e dificilmente alguém não se sente confortável com um. Porém, eles possuem um probleminha, quem está ao seu lado sempre sabe o que você está escutando.






Intra Auricular: O nome por si só já me dói o ouvido, é um fone de ouvido colocado dentro do canal auditivo e possui uma qualidade de som bastante interessante. O som produzido por estes fones não se perdem e vão diretamente para o seu ouvido. Mas, com algum tempo de uso contínuo, eles podem se tornar incômodos, é necessário tomar cuidado com o volume para não prejudicar os tímpanos.






Supra auricular: Honestamente os meus preferidos e hoje ainda por cima estão na moda, são aqueles fones que podem cobrir a orelha toda e possuem uma interligação com uma espécie de "tiara", possuem uma isolação do som melhor tanto para dentro quanto de fora. em média são um pouco mais caros, mas vale a pena o investimento se você não têm vergonha de sair com aquele fone no pescoço no meio da rua.





Head Sets: De longe foram os que mais evoluíram nos últimos anos. São do que um conjunto completo: fone de ouvido, microfone e controle de volume. Mais usados por atendentes dde telemarketing e gamers esses fones têm qualidade normalmente superior.








Qual é o melhor tipo?
Essa é uma pergunta fácil de responder, o melhor fone é aquele que dependendo do seus gostos te traz mais conforto. Mas existe uma qualidade significantemente diferente entre os fabricantes. E aí como escolher entre eles? O jeito de escolher entre eles é ter foco nos detalhes que se seguem?

Cabo: o cabo e o comprimento são algo a se contar, o comprimento obviamente não deve ser menor que 1metro e acredito que qualquer coisa superior a 2,5m precisa é de wireless e não um cabo. A qualidade do cabo, a maioria é emborrachada, mas existem espécies diferentes de emborrachado que ajudam tanto na manutenção do som quanto evitam que o fio se enrole todo, normalmente são um pouco mais grossos. 


Acabamento: O acabamento de um produto qualquer define normalmente o preço fina e seu público-alvo. Assinatura de um rapper e o logo da fabricante cravado em diamantes normalmente não são o tipo de acabamento que você vai querer em um fone de rua. Mas um pino dourado, um emborrachamento melhor em volta do pino e sua ligação com o cabo, a qualidade do material de conexão entre os dois fones são argumentos interessantes.

Design: Isso depende apenas do seu gosto, o que te deixa confortável tanto usando como possuindo-o. Mas não deixe que o design atrapalhe a mobilidade do aparelho ou mesmo suas funções. No resto a escolha é subjetiva.


Volume: para alguns quanto mais alto melhor, para outros o grave é mais importante, para outros os agudos são mais importantes. Nossos ouvidos aguentam uma intensidade sonora de até 75 dB sem sofrer dano algum, acima disso a audição já começa a ser prejudicada. Quanto maior for a intensidade, menor é o tempo que podemos ficar expostos sem sofrer as consequências mais tarde.






Etiqueta no uso de fones
Aquela pessoa que escuta música no volume máximo e deixa todo mundo saber o que ela está ouvindo além de ser prejudicial a saúde também é muito incômodo as outras pessoas e perde-se uma das principais razões para justificar o uso de fone de ouvido. O barulho sai dos fones em qualidade horrível e normalmente a pessoa têm um gosto musical duvidável.



Fones são para serem usados como fones, eu já vi gente usar fones de ouvido como antena para o rádio enquanto ouviam seu aparelho telefônico no transporte público. Se você mora em São Paulo e conhece alguém que faz isso, informe a pessoa de que sim existe uma lei contra isso clique aqui para pegar pegar a lei, outras cidades do Brasil também têm legislação contra a prática.


Conclusão
A escolha de um fone é algo muito pessoal, um aparelho que vai te acompanhar diretamente ligado ao seu corpo muitas horas diariamente, é importante pensar em todos os valores descritos aqui, aproveite as dicas e vá a uma loja e teste os fones, ouça , sinta como ele se ajusta nos ouvidos, na cabeça, no pescoço e se se adequa ao seu bolso, afinal ninguém merece pagar uma fortuna por um aparelho que nos primórdios era praticamente descartável.


Fonte:  


http://www.tecmundo.com.br/2737-mito-ou-verdade-fones-de-ouvido-podem-fazer-mal-a-saude-.htm#ixzz1v3Rr6okU


http://www1.camara.sp.gov.br/projintegrapre_joomla.asp?fProjetoLei=324%2F05&sTipoPrj=PL



Nenhum comentário:

Postar um comentário