Fim de férias, retorno com as postagens no passaporte TI com grande entusiasmo no que eu acredito ser um grande passo para um futuro não tão distante assim. Carros que se dirigem sozinhos.
Como vocês puderam ver aqui, acompanhamos a trajetória do carro do google, um carro que não precisa de motorista para ser guiado e que recebeu autorização do Estado americano de Nevada para ser utilizado nas ruas e estradas locais. O primeiro modelo a receber a licença é o Toyota Prius, um carro simples e pequeno, já tive a chance de dirigir um desses, cujo sistema de navegação foi aperfeiçoado pelo Google.
A primeira viagem do automóvel deve acontecer em Las Vegas. Para orientar a navegação do carro, o veículo traz câmeras no teto, radares e um laser que o ajuda a 'ver' pedestres, ciclistas e os demais carros na estrada.
Pessoalmente eu acredito que nada vai substituir o ser humano no volante, digo a capacidade de raciocínio, a velocidade em respostas em situações adversas (ver vídeo abaixo) além do prazer de dirigir que é muito grande para uns, mas tenho certeza que muitos homens e mulheres ficarão felizes em se livrar da responsabilidade de dirigir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário