terça-feira, 13 de março de 2012

Tech? No! Um mundo sem tecnologia.

Enquanto mais e mais pessoas aderem as novas tecnologias móveis, telefones se tornando mais potentes do que computadores, tablets, relógios que medem seus sinais vitais e postam no twiiter e óculos com tela 3D. Existe uma "corrente" de pessoas que nadam contra a maré e se mantém o mais longe possível da tecnologia. Mais isso seria modismo ou um outro estilo de vida?


Frank MacGarry  fotografia:Bryan O´Brien


Frank MacGarry, vive na cidade de Longford na Irlanda, não têm um computador em anos, hoje ele só possui um celular e não é um smartphone e diz que não vê necessidade de comprar um. quando precisa usar o computador ele vai até a biblioteca e marca uma hora de graça. Mas ele afirma que não tem feito isso em anos. No seu celular ele só usa mensagens de texto, o que eu preciso dizer para os leitores brasileiros é que o custo da mensagem de texto na Irlanda é praticamente zero, dependendo das operadoras dos seus contatos.


Eillen Battersvy fotografia: Bryan O´Brien 


Eileen Battersby é praticamente uma Hippie quando o assunto é tecnologia, seja ela ligada a TI ou não, ela não têm microondas, secador de cabelos, ferro de passar, tv... Ela manda emails o bastante pra trabalhar de casa e se diz que não é tecnofóbica. E ela confunde a tecnologia Bluetooth com blue chip (chip azul) e diz que foi a uma loja querendo o tal de blue chip.

Esses dois exemplos de pessoas, são um grupo particularmente grande, especialmente em nosso país Brasil, porque, em alguns casos essas pessoas não têm acesso a tais tecnologias. E qual o desafio do profissional de TI nessa situação?

Divulgar o lado bom da tecnologia, mostrar a pessoas assim que a tecnologia pode ajudar a vida dessas pessoas, falando assim me sinto até o Darth Vader tentando trazer pessoas para o Dark Side, mas eu acredito que a origem desses dois exemplos pela ausência de tecnologia é por falta de conhecimento das possibilidades que têm as mãos, por outro lado, se formos pensar em qualidade de vida, talvez, mas somente talvez a tecnologia esteja super estimada, lembrando que a função dela é ajudar no nosso dia a dia e não nos fazer trabalhar a favor da mesma.


Fonte: http://www.irishtimes.com/newspaper/features/2012/0313/1224313197873.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário