quarta-feira, 21 de março de 2012

7 Passos Para o Futuro da Televisão Brasileira



Momento profecia: Os canais de televisão como conhecemos morrem com nossa geração!


Esse acesso à informação de qualidade a todo momento vai transformar o gerenciamento da informação pra sempre. Porém, como geradores de conteúdos acho que ainda têm uma chance de sobrevivência no mundo virtual. disponibilizo 7 passos para sobrevivência da TV.


Na minha percepção, cresce cada vez mais o número de jovens que não assistem a televisão, e isso não é um movimento juvenil para atingir algum objetivo, por muitas vezes não é nem uma escolha consciente. Eu mesmo só assisto televisão quando chego em casa da faculdade e estou muito cansado pra fazer qualquer outra tarefa, mas se juntar tudo que assisto não é mais do que 1 hora por semana.
A televisão em seu formato atual está ultrapassada e ficar ali passivo recebendo informação de qualidade questionável é quase impossível para uma pessoa da nova geração (indiferente da idade), porque assistir um mágico mediano fazer meia dúzia de gracinhas durante 1 hora em um programa de domingo, quando se pode em questão de minutos assistir super mágicas elaboradas no youtube com mágicos reconhecidos mundialmente que disponibilizam seu trabalho na net? Isso tudo enquanto se compartilha com amigos que têm o mesmo interesse e já verifica se há shows do mágico em questão na sua cidade, é um marketing elaborado, eficiente e elegante que vai até o cliente de uma forma que a televisão "nunca" vai conseguir.


Mas o foco aqui é pensar em um futuro pra televisão, a televisão têm seu valor como mídia, muito foi feito nela, para garantir seu futuro elas têm que mudar sua atitude. As grandes emissoras têm que perceber que o ato de assistir TV fora da TV vai ser cada vez mais comum, um acontecimento mundial e irreversível. Eis 7 passos para a tv conseguir faturar e sobreviver nesse "brave new world".


O primeiro passo é colocar todo conteúdo programático da emissora online, para que o usuário possa assistir seu programa preferido no momento que achar mais apropriado.


 


O segundo passo é colocar online e ao vivo da programação local. Para aqueles momentos que a pessoa têm um tempo mas não têm um aparelho de televisão por perto. Exemplo, momento do jogo do time preferido enquanto está no trânsito, pra que esperar chegar em casa? Ou esperar que o site atualize a informação do jogo?


Terceiro passo, investir em acessibilidade e em sinal de alta transmissão de qualidade, de nada adianta ter bom conteúdo se as pessoas não têm como acessa-lo, e não apenas pelo computador, mas também pelo tablet, pelo celular, etc. Em São Paulo estamos a frente de muitos estados do Brasil com sinal de celular dentro do metrô e sinal 3G em praticamente quase todo a cidade, onde é possível assistir um filme, ouvir um podcast sem falhas de sinal. Lembrando que a cidade de São Paulo é maior que muitas países europeus e que o desafio para o resto do país nesse quesito é grande, olha a oportunidade de exportar conhecimento aí.
 
Quarto passo, todas as mídias são interligadas, o rádio com a Tv, com serviços da rede, facebook, twiiter, youtube e serviços exclusivos para assinantes. A informação não está toda detida em um local apenas, compartilhar é necessário, fazer links com outras mídias é aumentar as chances de sua informação ser mais visualizada.


Quinto passo, se preparar para picos de acesso. Com grandes eventos chegando o Brasil está se preparando para um grande pico para informação que irá ser gerado e acessado pelo mundo todo. Os servidores, portais, sites, e prestadores de serviços da área de comunicação têm que se precaver de um possível pico de acesso. Enquanto algumas formas de entretenimento reduzem suas capacidades (ex. playcenter) o conteúdo da internet é cada dia mais acessado.


Sexto passo, mantenha seu conteúdo online. Poder visualizar uma transmissão completa da década de 50, 60, 70 a qualquer momento é um dos benefícios da internet e também uma de suas características. Ao mesmo tempo que é um benefício, para provedores de informação isso é quase uma obrigação. Pois hoje qualquer um que tem a informação pode postar na internet para o público em geral.


Sétimo passo, conceder conteúdo gratuito de qualidade. Você não vai conseguir que as pessoas assinem seu canal de notícias, seu portal ou serviços da sua empresa online se você não oferecer informações gratuita e exclusivas em conjunto. Com centenas de milhares de sites sobre os mesmos assuntos, a sua qualidade de trabalho aliado a exigência do seu público-alvo é que vai definir o seu mercado.

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