segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CDCiber - O Exercito Cibernético Brasileiro


Ola caros viajantes,


No segundo semestre de 2011, as Forças Armadas inauguram seu primeiro Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), que reunirá cerca de cem oficiais do Exército. Claro que não podemos deixar de fazer uma alusão a um dos meus heróis de infância, os Cyber Cops.



Mas a coisa se torna mais seria quando vemos as ameaças que eles terão de enfrentar, ao invés de monstros, o CDCiber vai se preparar contra ataques que nem o do vírus de computador criado para atacar o programa nuclear iraniano conseguiu danificar as centrífugas de enriquecimento de urânio de uma importante usina daquele país. A empresa que descobriu o vírus, batizado de Stuxnet, o definiu como o "protótipo de uma cyber-arma que dará início a uma nova corrida armamentista no mundo". Veja aqui mais informações sobre o o Stuxnet.



Fazendo uma alusão ao mundo cinematográfico, esse tipo de ataque e defesa se compara ao visto no filme Die Hard 4.0 (Duro de Matar 4.0). Onde os Estados Unidos sofrem um ataque terrorista, desta vez através da informática. Um hacker consegue invadir a infra-estrutura computadorizada que controla as comunicações, transporte e energia do país, ameaçando causar um gigantesco blecaute. O autor do ataque planejou todos os passos envolvidos, mas não contava que John McClane (Bruce Willis), um policial da velha guarda, fosse chamado para confrontá-lo.


Pesquisando na Internet por opiniões e falando com pessoas da área de TI, algumas opiniões sobre isso me foram passadas, desde que seria somente mais uma maneira de roubar dinheiro (já que os valores de investimentos não foram divulgados). Tem pessoas que acham que esse seria mais um passo pra controlar a internet dos Brasileiros como faz a China hoje.

Eu eu acho que qualquer investimento voltado a tecnologia e pesquisa no nosso pais se justifica como valido, e também acredito que se existe alguma instituição no pais capaz de fazer este trabalho seria os homens do exercito.


Fontes: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,exercito-se-arma-para-defender-o-espaco-cibernetico-brasileiro,729291,0.htm

http://www.symantec.com/pt/br/business/theme.jsp?themeid=stuxnet

http://www.adorocinema.com/filmes/duro-de-matar-4/


Nenhum comentário:

Postar um comentário